Pesquisar neste blog

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Cuidando do verdadeiro capital da empresa: as pessoas

Por Rogério Gurgel 


Já visitei e ainda visito muitas empresas de diversos portes e segmentos, não só por conta do projeto Extreme Makeover ao longo dos últimos seis anos, mas também como profissional da área bancária atuante no sistema financeiro nacional por mais de 20 anos.
Nestas visitas, sempre adoto uma visão consultiva para buscar soluções para necessidades pontuais e específicas ligadas ao dia a dia financeiro das empresas. Fica claro que um empreendimento somente caminha rumo ao crescimento sustentável se tiver atenção e cuidado com seu verdadeiro DNA, o capital intelectual e humano: as pessoas que fazem parte da empresa.
Lembro-me de casos nos quais as mudanças com mais impacto em uma empresa não foram novas tecnologias ou a ampliação nas linhas de crédito do cliente, mas o treinamento e o desenvolvimento de competências de liderança e a implantação de uma política regular de coaching e feedback. Em outros, a simples implementação de uma política de valorização profissional, possível mesmo para uma pequena empresa, resultou numa melhoria em performance inigualável.
Uma simples e regular celebração de resultados já tem um grande efeito na moral de uma equipe, afinal, somos pessoas. E pessoas agem por motivação, ou seja, um motivo para ação, um motivo para acordar, vestir-se, se transportar ao ambiente de trabalho e produzir uma atividade que possa ser valorada financeiramente e trazer resultados para elas mesmas e para a empresa onde trabalham.
Experiência da DNAventura
Falando em DNA, muito me alegro em ver que a DNAventura e Turismo realmente encontrou um bom rumo, já que, além de seus tradicionais serviços de trilhas, escalada, passeios de aventura e excursões, agora também desenvolve trabalhos para o público corporativo, promovendo atividades com funcionários de empresas ao ar livre com o propósito de:
- aumentar a interatividade entre as pessoas
- consolidar senso de equipe
- aumentar o comprometimento entre funcionários e a missão da empresa
- fortalecer o sentimento de pertencer a uma mesma família
- realizar atividades que demonstrem claramente que, quando todos estão sintonizados numa mesma missão, o sucesso acontece de forma natural
Na última quarta-feira, dia 14 de dezembro, a DNA realizou uma atividade com um grupo empresarial que tem três áreas de atuação: exploração de petróleo, marketing e assessoria imobiliária. Um grupo de 75 pessoas foi para a Floresta da Tijuca do Rio de Janeiro, acompanhado por uma equipe de sete pessoas da DNAventura. Foram realizadas diversas atividades lúdicas e educacionais, que resultaram no alcance dos objetivos acima descritos, num ambiente de muito oxigênio e fora das paredes do dia a dia do escritório da empresa. É a DNA ajudando as empresas a zelarem pelo seu bem mais precioso, o capital humano.
Pelo Extreme, eu e meus colegas especialistas do Nicho Turismo do Itaú Empresas sempre temos dito que a palavra deste segmento é “parceria”. Além disso, é importante ampliar o portfólio com novos produtos que garantam boas margens de lucro. A DNA acertou, pois a demanda para desenvolver recursos humanos sempre haverá aqui e em qualquer empresa do mundo, independentemente de seu porte.
*Rogério Gurgel é gerente de produtos empresas do Banco Itaú e consultor para o projeto Extreme Makeover Tecnológico e Financeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário