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quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Propaganda é a alma do negócio. Será?


Cresci e estudei publicidade e propaganda acreditando nisso. Hoje sei que esse é uma verdade parcial, posso até dizer que chega a ser mentira em alguns casos.

A propaganda, a construção de marcas e valores de uma marca ou produto não está ligado somente ao que se comunica ou ao como se comunica, mas sim ao que se é.

Pensando assim é fácil concluir que é possível enganar poucas pessoas por um longo tempo ou muitas pessoas por pouco tempo. Acredito que o subconsciente coletivo de Freud, realmente exista.

Veja um exemplo: Assusta-me muito quando vemos que o marketing mais bem remunerado que há é o marketing político, a construção de um personagem. Uma campanha política dura pouco tempo, isso quer dizer que uma multidão pode ser enganada e eleger apenas um personagem, insustentável na vida real e nas decisões do dia a dia.

Primeira pergunta que faço: A propaganda é a ALMA do negócio?

E quando pensamos em internet e redes sociais e o possível anonimato de quem expressa opinião seja verdadeira ou falsa, é possível maquiar valores, ética, responsabilidade social, qualidade ou atendimento?

Segunda pergunta que faço: Qual deve então, ser a ALMA do negócio?

2 comentários:

  1. Participação via Linked IN

    Jaciara Carneiro • Acredito que os valores organizacionais é que devem ser a alma do negócio. Abraço.

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  2. A Qualidade é a alma do negócio. Qualidade do produto ou serviço; da divulgação; do atendimento ao cliente; da logística; do balcão de vendas; do pós-venda; das garantias; da prontidão no atendimento; da fidelização; da "cultuação"; da imagem da empresa; da imagem dos donos da empresa; da longevidade do negócio; das atualizações; da salvaguarda (tempo de manter em segredo, oportunidade da divulgação; seleção do conteúdo a divulgar...).
    A propaganda é tão vital quanto o segredo.

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