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terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Como vários publicitários estão usando as mídias sociais

Escrito por: Claudia Valls



Conforme o uso das mídias sociais por parte dos consumidores continua a crescer no mundo inteiro, os publicitários fizeram a transição de sua adoção de forma cautelosa para a sua utilização francamente entusiasmada.

No próximo ano, quatro em cinco companhias americanas (com mais de cem empregados) participarão do marketing das mídias sociais, estima o site eMarketer. É um aumento de 42% em relação a 2008 e há uma previsão de que o número de profissionais que usam este tipo de canal continuará a crescer, pelo menos, até 2012.

“Publicitários que gastaram os últimos anos montando suas mídias sociais internas, como parte da infraestrutura de marketing, e trabalhando sua presença em sites como Facebook e Twitter, levarão as “social medias” a novos patamares em 2011″, disse Debra Aho Williamson, principal analista do eMarketer e autora do novo estudo “Social Media in the Marketing Mix: Budgeting for 2011.”

A eMarketer desenvolveu sua previsão de marketing social através de análises de uma dúzia de pesquisas e metodologias. O aumento da utilização desses meios advém de várias tendências, incluindo a ascensão do consumidor de mídias sociais, o fato de o Facebook, atualmente, possuir uma audiência astronômica e o poder de fogo que as empresas descobriram nos sites sociais.

As mídias sociais estão no topo das prioridades, não só no que se refere ao seu uso, mas também no que tange ao orçamento de publicidade. Uma pesquisa feita com publicitários em todo mundo, feita pela empresa Maxymizer, um provedor de ferramentas personalizadas para websites, concluiu que as mídias sociais estão em terceiro lugar no planejamento da publicidade em 2011, depois apenas de mecanismos de busca e do próprio website.

“Conforme este gasto com as mídias sociais aumenta, outros canais deverão ter um valor menor no orçamento”, afirma Williamson. “O valor total do orçamento de publicidade não está crescendo. Desta forma, as despesas com as redes sociais devem vir de outros tipos de marketing. As primeiras indicações apontam que a mídia offline será a primeira a sentir o baque”.

Se a situação atual com os custos das mídias sociais é de céu de brigadeiro, o seu crescimento no futuro estará atrelado ao ROI. A mensuração do retorno do investimento proporcionado pelas mídias sociais é a questão mais importante para os publicitários. Trata-se de um erro comum, pois não se deve perguntar o que estas mídias podem fazer pelo ROI e, sim, qual o impacto negativo poderá ocorrer caso a empresa resolva não usar as redes sociais. Há a possibilidade de se perder consumidores ao se ignorar as social networks? Claro que sim! Os consumidores estão no Facebook, no Twitter, nos blogs. E é lá que a empresa deve estar.

Perguntados como os publicitários mudarão suas atividades nas redes sociais no futuro, 81% responderam que planejam incrementar seus blogs. Apesar de a maioria desses profissionais também planejarem aumentar suas atividades em outros canais sociais, é surpreendente que o blogging seja a atividade futura mais popular.

Os blogs agregam valor ao que a empresa produz, bem como a forma com que se comunica com seus clientes. Este tipo de mídia oferece a possibilidade de fazer dos usuários parte do que a empresa faz e como opera. Também ajuda a marca crescer e fortalece o relacionamento com os compradores.

Entre os publicitários que fizeram parte do estudo, 86% não terceirizam seus esforços nas mídias sociais, preferindo executar, eles mesmos, a tarefa.
O uso das mídias sociais como parte das atividades de publicidade significa que as empresas gastarão menos verba com o marketing tradicional. Para este setor, como propaganda, por exemplo, as companhias eram muito mais dependentes de agências publicitárias e de mídia. Aliás, estas agências também precisam mudar o seu foco de trabalho se quiserem sobreviver. Para isto, necessitam deixar um pouco de lado o marketing mais tradicional e apostarem no comércio do conhecimento e na consultoria de como se usar, de forma eficiente, as mídias sociais.

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