Pesquisar neste blog

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Prós e contras do Nexus S

por Priscila Jordão


Apresentado ontem pelo Google, o novo smartphone estampando o logo da marca suscitou muitas perguntas. Quão melhor ele é em relação ao Nexus One? Ele está à altura do iPhone 4? Ou seria só um Galaxy S disfarçado? Só olhando de perto dá para saber ao certo, mas a configuração do aparelho já nos diz muita coisa.

Para começar, o Nexus S promete ser muito, muito rápido. E isso não é só por causa do Android 2.3, que o Nexus One também receberá, mas devido ao Cortex A8 de 1 GHz (Hummingbird), processador à altura do A4, presente no iPhone 4 e concorrente forte do Snapdragon, da Qualcomm.
A resolução da tela fica no mesmo patamar de 800 por 480 pixels do Galaxy S e do Nexus One, e ainda é incapaz de bater a Retina Display do iPhone 4 (900 por 640 pixels). Seu tamanho de tela de 4 polegadas, porém, é maior: a tela do iPhone tem 3,5 polegadas e a do Nexus One tem 3,7 polegadas. Já as medidas do novo Nexus também são razoavelmente maiores que as do iPhone: são 6,3 centímetros de largura por 12,3 cm de altura por 1,0 cm de profundidade, versus 5,8 centímetros de largura, 11,5 cm de altura e 0,93 centímetro de profundidade.
Isso pode deixá-lo um pouco incômodo de segurar, motivo pelo qual ele traz um traço já presente no Galaxy S, que é uma elevação arredondada na parte de baixo. Essa característica, aliada à curvatura do corpo, faz dele um telefone mais ergonômico (o que, para os menos entusiastas, significa torto). Mas diferente da solidez que vemos no iPhone 4, o Nexus S traz a aparência frágil do Galaxy S e a carcaça de plástico, coisa um pouco decepcionante para quem babou com a elegância do Nexus One. Claro, o primeiro Nexus também usava plástico, só que ele era coberto em tinta emborrachada, o que trazia uma sensação de acabamento melhor.
Apesar de ser controverso se o Nexus S está ou não à frente do iPhone 4, podemos dizer com certeza que seu hardware já é mais avançado que o do primeiro Nexus. Para prová-lo, bastam a presença da câmera frontal, o Wi-Fi no padrão N e o protocolo de comunicação NFC, uma nova forma de extrair informação de tags. A memória interna, de 16 GB, também dá um banho nos 512 MB do Nexus One. Só fica faltando a entrada para microSD no Nexus S, embora o Android 2.3 consiga criar uma partição na memória interna simulando um cartão.
Quanto às diferenças em relação ao Galaxy S, o que mais se restaca é mesmo a inclinação do corpo e o novo sistema operacional. Mas vamos detalhar melhor o Android 2.3 no novo blog sobre Android da INFO.
O Nexus S deve chegar dia 16 de dezembro aos Estados Unidos e deve custar por volta de 529 dólares desbloqueado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário