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terça-feira, 28 de dezembro de 2010

As dez principais tendências para o mobile em 2011

Escrito por: Claudia Valls (Indigo)

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O Mobile marketing está se tornando incrivelmente importante. O usuário cross-channel também é um consumidor de vários tipos de aparelhos e os smarthones tem um papel notável em comunicação, mídias sociais e entretenimento.

Caso você ainda não esteja convencido: de acordo com a Morgan Stanley, em cinco anos o número de usuários de internet móvel superará o número de usuários de desktop. E, conforme publicação da TNS Digital Life, usuários de mobile passam 3.1 horas/semana em redes sociais e 2.2 horas com email.

Uma curiosidade: sabiam que existem mais proprietários de iPhone do que perfis no Twitter? Ou ainda que há mais pessoas usando smartphones do que usando o Facebook? Então, não é exagero dizer-se que os publicitários deveriam ser bem informados a respeito da evolução do marketing móvel.

A empresa Juniper Research revelou suas dez previsões mais importantes para 2011. Vejamos o que nos reserva a ano que chega.


1. Mais tráfego de moveis gerará uma demanda ainda maior nas redes 3G. O boom de consumidor de smartphone continuará a pressionar as redes 3G. É provável que vejamos mais provedores recorrendo a planos e preços diferentes, de acordo com a demanda por dados.


2. A realidade aumentada melhorará os games e o varejo. A realidade aumentada permite que se sobreponha gráficos e interfaces geradas por computadores com o mundo real. Por exemplo, você pode tentar “inventar moda” de seu PC ou smartphone: ao combinar a geolocalização com RA e games, consegue-se uma ferramenta de marketing poderosa.


3. Lançamento de sistemas operacionais baseados em nuvem. A Juniper acredita que 2011 verá o primeiro sistema operacional de mobile baseado em nuvem. Aparentemente, o Google lançará seu Cloud OS Chrome no inicio do ano que vem.


4. Mobile banking vira uma obrigação. A empresa Juniper está prevendo que os bancos tornarão o mobile banking o recurso chave para os usuários de smartphones em 2011. O desafio será fazer com que a assinatura do serviço não seja complicada e o serviço em si seja personalizado.


5. Adeus aos cartões de crédito e olá ao mobile. 2011 deverá ser o ano em que assistiremos os smartphones começarem a substituir os cartões de credito por cartões de compras menores em alguns países. A Juniper avisa que isto não ocorrerá de uma do vez – levará algum tempo para as lojas adquirirem leitores especiais. E não podemos esquecer da questão da adoção (ou não) por parte dos usuários.


6. Os aparelhos móveis evoluirão até o “Tri-corder” do Star Trek. Já temos aparelhos com GPS e giroscópios instalados. Há previsões que estejam disponíveis samrtphones com leitores biométricos, de proximidade, temperatura, 3D e projetores. O que não foi explicado é o que os publicitários farão com essas inovações.


7. Juniper espera ver um bom crescimento nas loterias móveis no próximo ano. É uma boa noticia? Depende do ponto de vista – não será mais preciso raspar os tickets para se tirar a sorte. Por outro lado, o problema de vícios em jogos poderá aumentar.


8. Mais ameaças aos celulares significam maior demanda por segurança. É provável que o assunto se torne muito importante e prepare-se para a difusão do medo, por parte dos vendedores, de maneira que se tornará obrigatória a instalação de firewall e anti-virus nos smartphones.


9. Aquisições e poder de compra social. Os rumores sobre o Google devorando Groupon são uma indicação de que esta aquisição teria o mesmo impacto sobre a publicidade móvel que a compra da AdMob pelo Google (obs: desde que as previsões da Juniper foram publicadas, o Groupon rejeitou a oferta do Google).


10. Mais fabricantes de smart phones tornar-se-ão ecologicamente engajados. A Juniper também espera ver um maior impulso dos fabricantes de smartphones para atrair os consumidores com consciência ambiental através da produção de celulares “verdes” e que têm um menor impacto sobre o meio ambiente.

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