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quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Vivo anuncia nova solução de compras via celular

Parceria com a americana PayPal inclui clientes de contas pré-pagas e permite transações entre pessoas físicas

Por Alexandre Teixeira
A operadora de telefonia celular Vivo e a empresa de pagamentos pela internet PayPal anunciaram nesta quarta-feira (08/12) uma parceria, inédita no mundo, para o lançamento de uma solução de pagamento via celular que utiliza a plataforma PayPal. A proposta da Vivo é entregar a seus mais de 58 milhões de clientes uma alternativa de pagamento acessível, que não exija um aparelho de alta tecnologia, como um smartphone.

A solução estará disponível, ao longo do primeiro semestre, para qualquer tipo de conta, tanto pós quanto pré-paga, o que facilita seu uso para micropagamentos. A começar pela recarga do próprio celular, que é o foco do início do projeto. A meta, porém, é propiciar a ampliação do uso de serviços bancários, já que a solução exige que o consumidor tenha um cartão de crédito.

Um cliente da Vivo que deseje fazer compras em um estabelecimento cadastrado pela PayPal ou usar os serviços de uma pessoa física (também cadastrada à empresa de pagamentos) poderá pagar a conta usando seu celular, por meio de SMS.

Para viabilizar o sistema, a prioridade é cadastrar clientes interessados na solução PayPal patrocinada pela Vivo, por meio de ações comerciais conjuntas. A adesão poderá ser feita por qualquer celular da operadora. “O primeiro objetivo é que o cliente já faça uma compra de minutos pré-pagos. Mas, além disso, ele vai poder receber e solicitar pagamentos”, afirma Mario Mello, presidente da PayPal no Brasil.

Duas pessoas físicas poderão usar o sistema para transferir dinheiro uma para a outra, desde que haja uma compra de bens ou serviços por trás da transação. “Você vai poder pagar, por exemplo, uma manicure que vai à sua casa. Esteja ela lá ou à distância”, diz Mello.

A solução é válida para qualquer pagamento PayPal. Ou seja, o cliente que se cadastrar pela Vivo vai poder fazer compras em lojas físicas e também virtuais, usando o celular ou a web. Por ora, os parceiros da empresa de pagamentos, que pertence ao eBay, são empresas pontocom americanas. Por exemplo, o Groupon, site de compras coletivas que controla o Clube Urbano. “Já temos 5 mil comércios no Brasil que aceitam PayPal”, afirma Mello. São, principalmente, pequenas e médias lojas já cadastradas.

A expectativa é que, com a parceria com a Vivo, esse número cresça rapidamente. “Imagine quantos pequenos negócios, prestadores de serviços e profissionais liberais que ainda não têm um computador poderão receber pagamentos pelo celular”, afirma Mello.

A solução da PayPal usa uma das ferramentas mais simples e populares entre os usuários de celular no Brasil, o SMS. “O cliente hoje já checa o saldo da recarga por SMS, troca mensagens e recebe informações”, diz Hugo Janeba, vice-presidente de marketing e inovação da Vivo. Transferindo esse cenário para o mundo dos pagamentos, o potencial parece ser grande. “Não existe barreira para a adoção.”

Todos os clientes da Vivo são elegíveis para utilização desse meio de pagamento, desde que tenham um cartão de crédito - condição de, estimados, 60% dos mais de 58 milhões de assinantes da operadora. Um contingente de aproximadamente 500 mil já tem o cartão da Vivo com a Itaúcard.

A parceria com a Vivo é a maior já fechada pela PayPal no mundo – e a primeira com uma operadora de telefonia. Ela se diferencia de outras estratégias de mobile payment porque, nos demais mercados onde a PayPal está presente, a penetração de smartphones e planos de pagamento por pacotes de transmissão de dados, é grande. No Brasil, a Vivo tem ainda uma vasta clientela de celulares pré-pagos, a maioria sem acesso à internet. Por isso, a PayPal desenvolveu uma solução, que dispensa o acesso à web, específica para o mercado brasileiro. A qual, naturalmente, poderá ser utilizada, no futuro, em outros países onde a penetração de pré-pagos também seja grande. Nem Vivo nem PayPal divulgam os valores investidos no projeto.

A PayPal abriu escritório no Brasil em novembro do ano passado, montou um time de executivos entre julho e agosto deste ano e está funcionando no país desde setembro. A companhia já tem mais de 2 milhões de clientes brasileiros. “Nosso grande desafio é transformar esses clientes que hoje usam o mecanismo PayPal principalmente para compras no exterior em consumidores também no mercado brasileiro”, afirma Mello.

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