Pesquisar neste blog

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Contagem regressiva para o Chrome OS

por Mauricio Moraes


Depois de quase um ano e meio de especulações e reviravoltas no mercado de netbooks, tudo indica que o Chrome OS surgirá nesta terça-feira (7).

Não são poucas as pistas de que o sistema operacional do Google será apresentado no megaevento que ocorrerá nos Estados Unidos na tarde de hoje. O pessoal de Mountain View chegou a fazer o upload de dois vídeos sobre o Chrome OS no YouTube, segundo o blog Google Operating System, mas a visualização deles ainda não foi liberada para o público. Além disso, ao abrir uma nova aba no Chrome, um banner apareceu para alguns internautas, perguntando se eles desejavam testar netbooks do Google, de acordo com o blog Chrome Story.

A equipe do Chrome também enviou um e-mail para os desenvolvedores que publicaram extensões na galeria do browser, dando alguns avisos sobre as mudanças que estão para acontecer. Hoje surgirá a Chrome Web Store, loja de aplicativos que transformará o navegador em um sistema operacional na nuvem.
Ela vai se fundir com a galeria de complementos, formando um ambiente integrado.

O evento está marcado para as 16h30 (horário de Brasília) e será longo. A previsão é de que termine apenas às 19 horas, algo que só ocorre com lançamentos grandes. Nem mesmo a entrevista coletiva do Google Instant, uma das principais inovações da empresa neste ano se estendeu por tanto tempo. É bem provável também que o Chrome OS seja mostrado, mas que as máquinas com o sistema operacional só apareçam no ano que vem. Isso indica que a equipe de desenvolvimento do Chrome não teria conseguido vencer os bugs a tempo.

Desde que anunciou o Chrome OS em julho do ano passado, o Google prometeu que seu sistema operacional funcionaria online, rodaria aplicativos de todos os tipos (incluindo games), permitiria o uso de impressoras na nuvem, seria incrivelmente rápido no boot, garantiria o maior nível de segurança possível e conseguiria se recuperar sozinho se houvesse uma pane. Saberemos hoje se isso foi cumprido.

http://ow.ly/3lANY

Nenhum comentário:

Postar um comentário