Pesquisar neste blog

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Os "jeitinhos" que facilitam a vida de quem não sai do Facebook

Por PC World/EUA

Conheça as maneiras e os aplicativos capazes de contornar as principais chateações da rede social mais populosa do mundo.
Os usuários do Facebook mantém uma verdadeira relação de amor e de ódio quando o assunto é a rede social de Mark “Homem do ano“ Zuckerberg. Com um contingente de usuários absolutamente imbatível em volume, o Facebook tornou-se essencial para manter o contato com amigos, colegas e conhecidos.
Mas a rede abusa dos usuários, pois tem configurações de segurança confusas, algumas beirando à controvérsia extrema e que sujeitam o usuário a uma miríade de aplicativos intrometidos e sem muito respeito pelo tempo do facebooker.
Eis que chega a boa notícia. Existem não uma, mas várias maneiras de contornar a interface original do site em que você, caro leitor, provavelmente mantém um (ou mais) perfis. Muitos desses truques são fruto de desenvolvedores que escreveram extensões e plug-ins para navegadores.
Exemplo disso é o Better Facebook ou o F.B. Purity. Qualquer um dos aplicativos roda em browsers Chrome, Firefox, Safari, e Opera. Pode escolher a plataforma também: Windows ou Mac.
Houve, também, determinados casos em que o usuário nada pode fazer para dar conta de empecilhos apresentados pela rede social; em constante mutação, tudo que nos resta é a esperança que a equipe do Facebook faça um bom trabalho na erradicação desses entraves e incômodos.
Até isso acontecer: o que não tem remédio, remediado está - sanitas quae est sanabilis - de acordo com o Google Translator.
Mãos a obra
Você tomou a decisão de entrar para o Facebook de olho na oportunidade de ficar em contato com seus conhecidos; ao receber requisições de “amizade” na rede por parte de gente que não vê faz tempo é algo no mínimo agradável.
Mas toda essa satisfação vai ralo abaixo quando um antigo amor ou um ex-chefe cuja alma você encomendara ao cramunhão resolve te adicionar. É chegada a hora de decidir o que fazer: Bater-lhes a porta na cara ou permitir que saibam tudo que você e seus contatos em comum fazem?
A solução nesse caso consiste em prevenir em vez de remediar. Antes de começar a aumentar a manada de amigos, separe um tempinho para impedir que desafetos enviem requisições de “seja meu amigo”.
Procure pelos perfis dessas pessoas indesejadas e bloqueie-as, acionando a opção “Report/Block this person”. Tome cuidado para não reportar os contatos indesejados por algo que não tenham feito como enviar conteúdo inapropriado ou divulgar perfis falsos. Basta bloquear e você será permanentemente invisível. Aliás, a opção Block poderia mudar para “dar um perdido”.
É possível prevenir que esses contatos te encontrem caso ainda não façam parte da rede social. Isso é configurado no menu em que o usuário edita suas preferências de aplicativos e de pessoas bloqueadas. Basta informar o email do desafeto e, assim que este se juntar à rede, saberá tanto sobre você quanto este que vos escreve sabe sobre trombone de vara.
Existe uma série de alternativas como deixar que a iniciativa de adicionar contatos seja exclusivamente sua. Mas todas as medidas devem ser tomadas nos primeiros momentos de criação de seu perfil, pois, uma vez indexadas pelo Google, não haverá escapatória e uma simples pesquisa por seu nome no site de Eric Schmidt informará aos xeretas de plantão sobre sua conta.
Aplicativos
Depois de trazer primos de primeiro e de segundo grau para dentro de seu círculo de contatos do Facebook, o seu interesse primordial é por informações sobre o que fazem e como vão as coisas. Mas eles insistem em te mandar morangos virtuais, convites para entrar para a Famiglia ou engajar na troca de figurinhas e de adesivos.
Difícil definir se essas ações são distrações infernais ou deliciosos passatempos. Se você está inclinado a optar pela primeira opção, pode se livrar dos informes da colheita de mandioquinha de fulano selecionando a opção esconder, disponível em forma de um x no canto superior direito da mensagem sobre o sucesso do agricultor cibernético.
Novamente, para dar cabo desse assédio, visite o menu que permite bloquear ou filtrar determinados aplicativos e sua interação em sua parede.
Casos drásticos requerem medidas drásticas. E se este for o seu caso, pode partir para a ignorância e fechar sua conta a todos os aplicativos da plataforma Facebook. Acesse “Account” e, em seguida, “privacy settings”. Daí basta editar suas preferências referentes aos aplicativos, aos jogos e aos sites. No menu seguinte você será apresentado(a) a opção de bloquear todos os aplicativos da plataforma.
O meio termo vem na forma do Better Facebook. Ele permite que as atualizações menos relevantes como a praga de stuxnet que invadiu a plantação de abóbora do ex-cunhado sejam movidas para uma aba separada.
Privacidade nos jogos
Cá entre nós, você gosta do Farmville, admita. Mesmo assim você precisa manter a compostura e não quer que seus colegas saibam que cada vez que chove no Facebook você vibra – especialmente válido para quem joga em horário de trabalho (onde já se viu?).
Mas não se desespere. Se seus colegas já não o fizeram, você pode priva-los das atualizações do canal rural cibernético. Para isso existe o menu de atividades de jogos e de aplicativos. Nele, o usuário pode definir que tipo de atualização os contatos em sua rede recebem, ou são sujeitos a ler.
Seus contatos
Em sua lista de “amigos” estão nomes de ex-colegas de trabalho ou de gente com que gostaria de trabalhar. Em algum nível da psique humana das pessoas, esse tipo de relação pode conotar uma miríade de preconceitos – receita certeira para o desastre. Outro caso é ter na lista de contatos personas non gratas – gente que seus familiares não topam ou de que não gostam mesmo. Existe solução?
Sim, há. Esconda sua lista de amigos. Na página de seu perfil, clique no ícone semelhante a um lápis, localizado na coluna de contatos. Altere o status de visibilidade da relação de seu círculo para cada um das possíveis chances de encrenca. Mas não existe meio termo. Uma vez negada a permissão para ver com quem você se relaciona ela se espalha por toda sua lista. Não dá para definir ainda quem vê quem.
Tamanho da fonte
Existem duas maneiras de encontrar as atualizações de seus amigos: consolidar todas as informações um linha do tempo única em sua parede ou o acesso às contas dos conhecidos. Tradicionalmente as atualizações vêm exibidas em fontes de tamanhos diferentes, 11 e 13, respectivamente.
No final de outubro 2010, o Facebook padronizou o tamanho das fontes para 11 pontos em ambos os casos. Isso trouxe consigo alguns problemas, pois o volume de informações exibido era grande demais para ser exposto em meros 11 pontos.
Não altere a resolução de seu vídeo; prefira definir o tamanho das fontes que melhor atende a sua (falta de) visão. Tanto o Better Facebook quanto o F.B. Purity podem te ajudar nisso. Ao terminar de carregar o seu feed de novidades, esses plug-ins renderizam, em um piscar de olhos (ou quase isso), o conteúdo da página e ajustam o tamanho das fontes sem interferir na exibição de ícones e de outros elementos menos interessantes.
Mensagens em grupo
Os grupos do Facebook, assim como as páginas da rede social, tornam fácil a identificação da natureza do conteúdo. Infelizmente um recurso recém adicionado de nome Facebook Groups pode, de maneira inadvertida, se transformar em uma fonte de spam ao enviar um email cada vez que alguém do grupo resolve postar qualquer informação.
Ainda bem que existe a opção de configurar a dinâmica das notificações. Como era de se esperar, os usuários do Facebook são encorajados a interagir. Essas interações variam desde um poke (uma forma de dizer “oi” bastante sucinta) até escrever nas paredes. Cada ação dessas resulta em um email ou em um SMS (pelo qual você paga). Não se desespere, isso pode ser resolvido alterando as configurações de notificação para cada grupo.
Onde foi parar aquela mensagem?
O Facebook não nasceu ontem e é provável que algumas contas tenham até seis anos. Possivelmente quem for detentor dessas contas mais antigas queira encontrar um post exibido em sua parede há alguns meses, quem sabe, anos. Não é necessário explicar que de acordo com o extensão de sua lista de amigos essa mensagem pode estar mais de 300 páginas atrás. E aí, vai encarar 300 cliques mais a leitura da linha do tempo à procura daquele recado?
La solución. Faça o download de seu perfil e de todas as informações completas. Basta visitar as configurações de sua conta e acionar a opção “download your information”. Assim que o Facebook terminar de consolidar um pacote com todas as suas informações, incluindo fotos, listas de amigos etc., ele (o Facebook) envia um email avisando sobre a disponibilidade dos dados. O arquivo vem em forma HTML e bastará acionar a função localizar do seu browser para encontrar o conteúdo “perdido”.
Chat descomplicado
O chat do Facebook é pra lá de rudimentar. A janela encobre parte do conteúdo da página e é necessário ficar na interface do site para conversar.
Ainda bem que existem clientes de chat que têm suporte ao protocolo Jabber, usado pelo Facebbok. Entre os clientes de chat que podem ser usados para dar conta do bate-papo estão o iChat, o Adium e o Pidgin.
Perdeu a agenda de contatos?
Armazenados na memória do celular, do laptop ou de outro dispositivo, sua agenda não está segura. A não ser que você tenha um backup desses dados. Para recuperar os dados, você terá de vestira a camisa de spammer assumido e solicitar a boa centena de conhecidos que enviem novamente seus dados - aqueles que já te deram uma vez e você se deu o trabalho de perder.
Desconhecido e útil, o Facebook Phonebook relaciona todos os seus amigos e seus contatos (os informados nos perfis, pelo menos). Uma vez baixado no celular, no caso um Android 2.1, o Phonebook não permite a edição dos dados, pois eles são alterados apenas quando o proprietário quiser.
Sem solução aparente
Uso de imagem – Tag. Então, lembra a festa à qual você foi ontem? Ou suas recordações estão limitadas a aquela hora em que você comentava sobre o corpo da mãe do dono do evento? Bem, alguém tirou uma foto sua na hora em que você se aproximou da balzaquiana e avançou o sinal. Não contente com isso, inseriu uma tag sua e postou a imagem na rede social, assim, para todos verem, inclusive quem não presenciou o evento, que você tem questões relativas ao consumo de cerveja para serem resolvidas. E agora?
O Facebook não oferece opções para você desautorizar determinadas pessoas a inserir tag suas nas imagens. Na melhor das hipóteses, você pode remover a tag, mas isso não impede que a imagem seja disseminada por uns 30 minutos até você tomar as providências necessárias para limpar sua honra. Uma vez removida a tag, ela nunca mais pode ser recolocada na imagem.
Existe a saída diplomática que consiste em contatar quem fez o upload da imagem e pedir gentilmente que ele ou ela removam a marcação. Se não atender ao seu apelo, quem sabe seja hora de emagrecer sua lista de amigos.
A solução final – clique para entrar, reze para sair
Para as questões mais incômodas existe uma solução apenas. Desativar sua conta. Se você chegar a conclusão que o negócio é sumir de uma vez por todas da rede social saiba que, por enquanto, isso não é possível. O que pode fazer é desativar seu perfil, processo que ocorre de forma imediata, sem enrolação.
O resultado da desativação é um aparente sumiço da rede que virou filme. Seus amigos não poderão acessar os seus dados e seu nome desaparecerá da lista de contatos deles. Será impossível colocar tags suas em fotos recentes e sua parede estará trancada, sem acesso para ninguém.
É radical?
É. Desativar sua conta causa uma ruptura na natureza perene do Facebook; sua existência digital mesmo quando você não está conectado(a).
(Ken Gagne)

Nenhum comentário:

Postar um comentário