By Wilame Lima
Uma das teorias mais legais que já li sobre as mídias sociais chama-se “Teoria do Arco-íris”. É uma teoria que assume que existem tantos mitos a respeito das mídias sociais quanto a respeito dos arco-íris. Um deles é o do tal pote de ouro escondido. Por outro lado, as pessoas costumam olhar admiradas para arco-íris (pelo menos a maioria delas). Dessa forma, seria possível criar este mesmo efeito entre os consumidores de uma marca.
Os três drivers humanos que movem as pessoas a participarem de redes sociais são a curiosidade, a expressão e a participação. No centro de tudo isso, existe a motivação do próprio ego. Além disso, o que chamamos de mídias sociais não são necessariamente mídias, mas sim uma conexão entre as pessoas e a tecnologia. Por último, pessoas mudam mais devagar que as tecnologias.
Esses são três ‘postulados’ interessantes. Eles acabam com a ideia mágica de que a rede social é mais importante do que seus próprios usuários. É o que vemos hoje nos casos em que as marcas Facebook ou Twitter sobrepujam o engajamento das pessoas que participam destas redes. O material de trabalho das redes sociais são pessoas. A marca é apenas o resultado do engajamento e da participação dos usuários. Ela é o arco-íris, o resultado da interação de diversos elementos.
Os três drivers humanos que movem as pessoas a participarem de redes sociais são a curiosidade, a expressão e a participação. No centro de tudo isso, existe a motivação do próprio ego. Além disso, o que chamamos de mídias sociais não são necessariamente mídias, mas sim uma conexão entre as pessoas e a tecnologia. Por último, pessoas mudam mais devagar que as tecnologias.
Esses são três ‘postulados’ interessantes. Eles acabam com a ideia mágica de que a rede social é mais importante do que seus próprios usuários. É o que vemos hoje nos casos em que as marcas Facebook ou Twitter sobrepujam o engajamento das pessoas que participam destas redes. O material de trabalho das redes sociais são pessoas. A marca é apenas o resultado do engajamento e da participação dos usuários. Ela é o arco-íris, o resultado da interação de diversos elementos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário