Pesquisar neste blog

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Casamento é saúde

Relações felizes ajudam as pessoas a viverem mais.

Se você tem a felicidade de ter um casamento satisfatório, saiba que o seu coração pode estar mais protegido do que quem não conta com a mesma sorte. Um estudo revelou que pessoas felizes no matrimônio e que já tiveram que passar por uma cirurgia de ponte de safena, têm três vezes mais chances de estarem vivas 15 anos após a intervenção do que os solteiros nas mesmas condições ou aquelas em casamentos infelizes.

"Há algo em um bom relacionamento que ajuda as pessoas a se manterem vivas," diz Kathleen King, coordenadora da pesquisa da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos. Para o co-autor do estudo, Harry Reis, o efeito da satisfação conjugal chega a ser tão importante para a sobrevivência após a cirurgia de ponte de safena quanto os fatores de risco mais tradicionais, como o uso do tabaco, obesidade e pressão alta.

Porém, as diferenças e os benefícios do casamento não são os mesmos para homens e mulheres. Para os homens, o casamento em geral está ligado a taxas mais elevadas de sobrevivência e, quanto mais satisfatório o casamento, maior a taxa de sobrevivência. Já para as mulheres, a qualidade da relação vale ainda mais. De acordo com o estudo, enquanto casamentos infelizes não fornecem nenhum bônus de sobrevivência para as mulheres, uniões satisfatórias aumentam a taxa de sobrevivência de uma mulher em quase quatro vezes. "Um bom casamento afeta interiormente, seja homem ou mulher," diz Reis.

Durante a pesquisa, os estudiosos avaliaram 225 pessoas que tiveram cirurgia de ponte de safena entre 1987 e 1990. Os resultados mostraram que 83 por cento dos maridos e esposas felizes casados ainda estavam vivos 15 anos depois de suas cirurgias. Dos homens, mesmo os não tão felizes no casamento se saíram bem. Eles desfrutaram de uma taxa de sobrevivência de 60%, significativamente, melhor do que a taxa de 36% para os homens solteiros.

Desse modo, os estudiosos destacaram a importância dos relacionamentos, tanto para homens quanto para mulheres. "Cônjuges compreensivos são mais propensos a incentivar comportamentos saudáveis, como aumentar os exercícios ou parar de fumar, que também são essenciais para a sobrevivência a longo prazo após as doenças cardíacas," finaliza Kathleen.

Fonte: American Psychological Association

Nenhum comentário:

Postar um comentário