Pesquisar neste blog

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Precisamos de mais TREINAMENTOS e menos CURSOS.



CURSO é o que normalmente acontece. Um professor competente, slides bem elaborados, apostilas coloridas e com boa qualidade de impressão, aulas padrão (normalmente com o professor lendo os slides e, quando for um bom professor, dando diversos exemplos de aplicação do conceito explanado), exercícios e provas. Este é o modelo clássico de um CURSO.

TREINAMENTO é diferente. Primeiramente não tem professor, tem instrutor, moderador ou facilitador. Seu objetivo não é ensinar ou falar sobre determinado assunto. Mas, gerar aprendizado, ou seja, constatar que houve compreensão do que foi ensinado. Pode ter também slides, mas o treinando tem dois materiais em seu poder: a íntegra dos slides utilizados pelo instrutor e uma série de folhas dirigidas, em branco, para serem preenchidas para fixação do aprendizado.

Medir o resultado de um treinamento é possível quando existe algum tipo de indicador de desempenho que possa comparar o “antes” com o “depois”. O treinamento não acaba enquanto não ficar comprovado o aprendizado mínimo desejado do participante. Não há provas, mas sim exercícios que são repetidos até que o treinando consiga o nível mínimo de acerto.

Os cursos, palestras e seminários são e serão sempre importantes para dar informações. Mas sem os treinamentos, não haverá resultados sustentáveis. Nos treinamentos existe o fundamento da REPETIÇÃO.

Quantas vezes forem necessárias, até que se tenha aprendido o que se pretende ensinar. Quantas vezes um jogador de vôlei repete seus fundamentos básicos até que tenha excelência de desempenho. Ele TREINA vôlei e não faz curso dessa modalidade de esporte.

Precisamos de mais TREINAMENTOS e menos CURSOS. Não se trata de parar com os CURSOS, pois eles são vitais para dar a informação. Porém, são insuficientes para gerar o aprendizado que efetivamente trará o resultado pretendido. É essencial que um mesmo evento de capacitação contemple iniciativas de CURSO teórico, seguidas de TREINAMENTO prático. Assim o ciclo se completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário