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quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Cresce popularidade de aplicativos

A inglesa Lightspeed Research apresenta estudo para segmento de mobile e mostra o comportamento do usuário de smartphones
A empresa de pesquisa inglesa Lightspeed Research tem dedicado boa parte de seus estudos para o segmento mobile, procurando levantar o comportamento de quem usa smartphones. O mais recente levantamento foi feito na Inglaterra, no mês de outubro, analisando como 1.001 pessoas que possuem Smartphones lidam com aplicativos de empresas que realizam promoções via celular – em especial, distribuindo vouchers com descontos, algo ainda novo no Brasil.

Os aplicativos (Apps) com vouchers tornam-se cada vez mais comuns, e pelo menos uma em cada cinco pessoas entrevistadas já fizeram download de um deles em seu celular, enquanto apenas 28% dos entrevistados nunca ouviram falar nesse tipo de aplicativo. O que o estudo deixa claro é que as empresas devem ter muito cuidado na comunicação via celular e jamais desrespeitar o direito do usuário de optar por receber as mensagens – do jeito que considerar mais conveniente.

De uma maneira geral, aplicativos com vouchers de descontos são bem vindos entre os usuários de smartphones. Dos entrevistados, 58% gostariam de ter acesso a eles, sendo que entre as pessoas de 18 a 34 anos a proporção aumenta para 72%. Entre os mais velhos (55 a 64 anos), no entanto, há uma rejeição grande quanto a receber vouchers nos celulares (55%). Ao contrário do que se poderia esperar, são os homens os que mais fazem download de aplicativos com vouchers (21%) e não as mulheres (14%), e eles são mais populares entre pessoas de 18 a 54 anos. Após fazer o download do aplicativo, mais uma vez são os homens quem mais os utilizam (65%), ultrapassando as mulheres (48%).

Entre as maneiras de receber vouchers no celular, fazer o download de um aplicativo está entre os métodos menos populares de ter acesso a eles, segundo o estudo. Os usuários de smartphones da Inglaterra preferem, por exemplo, usar um código via SMS ao entrar na loja para receber o desconto (método preferido especialmente entre os usuários mais jovens), ou ainda cadastrar-se para recebê-los no celular dentro da própria loja ou num website.

Também está entre as opções receber torpedo ao se aproximar das redondezas da loja, algo popular especialmente entre os usuários entre 55 e 64 anos.  Do total dos entrevistados, a geo-localização que permite saber se o usuário está próximo a uma loja é bem vinda (48%), desde que o usuário tenha dado permissão através de um programa de fidelidade, por exemplo.

Entre os que responderam a pesquisa do sexo feminino, 75% acreditam que vouchers devem ser enviados apenas a quem os pediu. A maioria dos homens (70%) compartilha dessa opinião. Mas os métodos menos invasivos ainda são mais populares. Cerca de metade das pessoas que responderam à pesquisa gostariam de receber um voucher sempre que surgir uma boa oferta (45%), sem qualquer compromisso. A segunda opção preferida é receber a oferta ao atualizar o aplicativo ou entrar no site da loja, por exemplo.

Enquanto vouchers são bem vindos, mensagens publicitárias enviadas para o celular geram rejeição. Apenas 19% das pessoas gostariam de receber mensagens publicitárias e menos ainda (12%) ao passar próximo da empresa autora da mensagem. A menos, claro, que tenham se cadastrado para receber as mensagens (39%). A maior rejeição está entre os mais velhos (58%). As pessoas com idade entre 55 e 64 anos são as que mais defendem o famoso “opt-in” (81%), seguida da população com 35 a 54 anos (76%) e o grupo de 18 a 34 anos (76%).

por Claudia Penteado

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