Pesquisar neste blog

sábado, 13 de novembro de 2010

Quando o Windows Phone 7 atingirá a marca de 1 milhão de unidades vendidas?

Por PC World/EUA

O tempo que ele demorar para chegar à marca será a medida de seu sucesso; o primeiro Android precisou de 6 meses e o iPhone, de 74 dias.
Os críticos já estão debatendo o desempenho do Windows Phone 7 em seu primeiro mês de vendas, mas seu sucesso será medido a partir do tempo que precisará para atingir a marca de 1 milhão de unidades comercializadas.
Tudo começou com os boatos de que só 40 mil smartphones da plataforma foram vendidos na última segunda-feira (8/11), seu primeiro dia no mercado americano. A noticia, a princípio, contrariava outra informação, a de que o HTC Phone 7, que conta com o sistema, estava sumindo das prateleiras dada a grande demanda. Assim, o blog financeiro The Street sugeriu que isso só estava ocorrendo por causa do baixo número de aparelhos disponíveis.
Outro fator a se considerar é o nível astronômico de ativações do Android e do iPhone: o primeiro tem, em média, 200 mil ativações diárias, enquanto o smartphones da Apple está na casa dos 270 mil. Naturalmente, é injusto comparar um sistema que mal chegou ao mercado aos campeões de audiência dos dispositivos móveis.
Por isso, o mais correto é acompanhar quanto tempo demorará para que o novo produto da Microsoft chegue a 1 milhão de unidades vendidas. Vejamos qual foi o desempenho do Android e do iPhone nesse quesito.


T-Moblile G1
Em princípio, os rumores davam conta de que o G1, primeiro celular com Android, chegou a ter 1,5 milhão de unidades comercializadas nos Estados Unidos. No entanto, esse número logo foi desmentido; foram, na verdade, um milhão de dispositivos vendidos nos primeiros seis meses, ou seja, média de 167 mil por mês.

iPhone
Os números do iPhone são bem mais impressionantes que os do G1. Foram 270 mil aparelhos em suas primeiras 30 horas de vendas, nos Estados Unidos, que se iniciaram em 29 de junho de 2007. Em setembro, 74 dias depois, o número de 1 milhão já havia sido atingido: 13.500 dispositivos por dia, quase 500 mil por mês.
Só para registro: com o iPhone 4 foram 1,7 milhão de unidades em três dias.


E o Windows Phone 7?
Será difícil para o Windows Phone 7 chegar ao 1 milhão em apenas 74 dias, mas não é impossível que ele consiga o feito bem antes do G1 – principalmente se ele se tornar um presente popular para o período das festas.
O produto da Microsoft tem muitas vantagens em relação ao G1. Primeiro, está sendo lançado em um momento em que a economia está se recuperando; o Android da HTC, por outro lado, surgiu no ápice de recessão, em outubro de 2008, um mês depois da falência do banco Lehman Brothers.
Segundo, há a nova postura do consumidor. Em recente pesquisa, a Nielsen constatou que, de todos os celulares comprados nos últimos seis meses, 41% eram smartphones. Em outubro de 2009, esse índice era de 30% nos Estados Unidos.
De modo geral, as análises iniciais quanto ao sucesso do Windows Phone 7 não serão tão importantes. A questão é essa: se conseguir vender 1 milhão de unidades em até seis meses, bom. Se não, a Microsoft terá que reavaliar sua estratégia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário