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quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Falando em redes sociais, é comum esquecermos o Linked IN

5 dicas para tirar proveito do LinkedIn

Essa rede tem se tornado uma ferramenta indispensável para profissionais e headhunters

Por Mariana Osório, MBA AmericaEconomia

Que as redes sociais fazem parte da estratégia de quase todas as ações de marketing não é mais nenhuma novidade. Porém, o LinkedIn, criado em 2002 especialmente para os profissionais, é uma ferramenta da qual se fala menos, embora, por suas características, seja muito válido conhecê-la.

Desenvolvido para que os usuários exponham no mundo virtual suas habilidades e experiências, o LinkedIn já atinge 80 milhões de pessoas no mundo e permite a criação de uma extensa rede de contatos, fomentando o networking.

Para Ximena Rodriguez, gerente da empresa de headhunting SommerGroup, no Chile, o LinkedIn é uma verdadeira vitrine para os profissionais, onde eles podem colocar seus currículos à disposição do mercado. Além disso, a gerente vê a rede social como uma grande oportunidade para os headhunters. "Você sempre pode encontrar alguém com o perfil ideal para um determinado trabalho", afirma. Ela aponta ainda que os profissionais podem também receber ofertas que não estão procurando, até mesmo do exterior.

Mas o LinkedIn também é uma boa plataforma para trocar informações e conversar sobre questões de interesse particular. "As pessoas podem contatar pessoas com quem normalmente não conversariam, principalmente no sentido de conseguir e oferecer conhecimento", afirma Miguel Fernández, engenheiro de telecomunicações e professor da companhia espanhola Mondragon Unibertsitatea.

Linkedin
Ilustração: Felipe Spencer 
                                                                          

Para aproveitar ao máximo o Linkedin confira alguns conselhos dos especialistas:

1. Atualize o seu perfil e coloque uma foto

"A primeira recomendação é a constante atualização de suas informações. Assim, os interessados em seu perfil terão mais informações sobre o que você faz e como trabalha. E, claro, verifique bem o conteúdo do seu currículo on-line", recomenda Juan Lozano, diretor executivo da agência mexicana Direct Mail Online.

Para o consultor de marketing virtual, Carlos Cabrera, do Peru, a situação atual – definida no cabeçalho do perfil – é extremamente importante. "Tente ser específico, mas mostrando suas habilidades em duas linhas. Essa será a primeira impressão para os visitantes do seu perfil", adverte.

Já o professor Miguel Fernández destaca que a foto é imprescindível. "Um perfil sem foto não é interessante para ninguém", garante. Prestem atenção no fato de que o LinkedIn não é o mesmo como o Twitter ou Facebook. "Tenha em mente que é um perfil profissional. Assim, obviamente, você não vai poder fazer upload de uma foto que faz você parecer engraçado ou sexy (mesmo que você seja), deve parecer profissional", acrescenta Cabral.

2. Não descuide do resumo

"Em muitos perfis não há resumo, apesar de ser importante, já que aqueles são os dois parágrafos onde você resume em que é bom. Isso pode fazer a diferença entre contratar, ou não, você ou sua empresa", diz Fernández.

Com o aplicativo Google Presentation, é possível gravar um breve vídeo e adicioná-lo a um perfil. "Tem efeito", garante Fernández.

3. Desenvolver bons e verdadeiros contatos

"Se você não tiver contatos, sua visibilidade no Linkedin será limitada", explica Fernández. Para adicionar pessoas desconhecidas, é sempre necessário fazer uma justificativa. Deve haver sempre alguma explicação, mesmo que seja o simples interesse no trabalho da outra pessoa. Personalizar o endereço do perfil público e adicioná-lo a sua assinatura de e-mail próprio é um bom truque para ganhar contatos. "Assim, você tem mais possibilidades de agregar novos contatos quando trocar e-mails com outras pessoas", diz Fernández.

"Esta é uma rede profissional, não de amigos e hobbies", afirma Juan Carlos Barahona, professor de administração em inovação e tecnologia no INCAE Business School, que sugere, ainda, nunca aceitar, como contato, pessoas desconhecidas."Busque qualidade nos contatos, mais que quantidade, pois o valor desta rede está no fato de que é através de referências de outras pessoas que são feitos os contatos", diz Baker. Segundo explica o acadêmico, a evidência mostra que as recomendações dos "amigos dos amigos" são as que mais facilitam as contratações.

O consultor Carlos Cabrera adverte que os contatos devem ser cultivados, ou seja, as relações devem ter um valor por si, que se mantenha no tempo. "Caso contrário, você será apenas um colecionador de conexões", ressalta. "A ideia é olhar o LinkedIn como sua sala de reuniões, em oposição às suas relações no Facebook ou Twitter, que são conversas de cafeteria", diz Cabrera.

4. Participar dos fóruns

É importante ter atividade no LinkedIn, para despertar a curiosidade das pessoas que estão lá, pois não se pode esquecer que quando se ingressa na rede, quase sempre, é por algo bastante específico. Deste modo, pode-se buscar grupos por temática, que têm debates e notícias setoriais, onde é possível adquirir novos conhecimentos e demonstrar competências.

"A outra particularidade dos grupos é que eles permitem o acesso aos perfis de todos os membros, sejam ou não contatos seus", ressalta Fernández. Na prática, isso é acessar a base de dados de currículos em temas especializados e ainda aproveitar e deixar o próprio.

5. Recomendar

Levando em conta que, segundo Ximena Rodríguez, "as companhias de headhunting sempre vão requerer recomendações do empregador anterior", é positivo ter grande quantidade de recomendações por parte da rede. "Pede aos amigos, colegas de trabalho que te recomendem. Assim você terá maior qualificação no LinkedIn", afirma Lozano. E preste atenção que também é bom recomendar, pois esse ato confere autoridade e legitimidade.

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