Pesquisar neste blog

sábado, 13 de novembro de 2010

Internet Explorer 9, o novo navegador da Microsoft, não é rápido o bastante

Por PC World/EUA

Teste feito por empresa especialista em desempenho de sites na web revelou que, em velocidade, maior avanço ocorreu entre as versões 7 e 8.
Velocidade deveria ser uma das prioridades do novo navegador da Microsoft, o Internet Explorer 9, que ainda está na versão beta. Mas, segundo o diretor da Strangeloop, empresa especializada em melhorar o desempenho de sites, justamente esse fator foi negligenciado pela equipe de desenvolvimento do software.
Joshua Bixby usou a ferramenta Webpagetest para medir o desempenho do browser da Microsoft, desde a sexta versão até a atual, nos 200 sites mais populares do mundo, de acordo com a classificação da Alexa. Os resultados não foram nada animadores: O IE9 foi só um pouco mais rápido que seu predecessor para inicializar e mais devagar para abrir a primeira página.
Segundo os testes, o maior avanço da companhia de Redmond foi feito do IE7 para o IE8, e não deste último para o IE9.


JavaScript
E quanto ao motor JavaScript, o Chakra, que a gigante dos softwares alega ser bem superior ao do IE8 e do Firefox? Bem, para Kent Alstad, diretor técnico da mesma firma, essa não é uma vantagem tão importante em se tratando dos 200 sites mais populares.
“Minha conclusão é que o maior mérito do IE9 é o modo como ele lida com JavaScript ou HTML5, principalmente quanto a desenhos CSS”, afirma, em nota. “No entanto, suspeito que os maiores portais, para serem rápidos e utilizáveis à maioria dos usuários, não exploram as possibilidades dessas tecnologias.”
Em outras palavras, os ganhos de velocidade proporcionados pelo IE9 podem ser sentidos em recursos tais como o HTML5 ou o Ajax, que ainda não são populares, mas devem ficar no futuro. Ainda assim, a versão traz novidades interessantes, capazes de convencer os usuários a atualizar seus navegadores: uma interface minimalista – seguindo a tendência do Chrome e do Firefox 4 –, melhor compatibilidade com o Windows 7, em especial com sua barra de ferramentas, maior velocidade de abertura e menor consumo de memória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário