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terça-feira, 5 de julho de 2011

Meu cliente não entende meu trabalho! O que fazer?


Uma das maiores dificuldades em lidar com um cliente quando se trabalha com marketing digital é explicar a importância do trabalho contínuo e a forma que o planejamento deve se desenvolver. A popularidade das conexões humanas feitas via redes sociais acabam banalizando o uso dessas ferramentas para os projetos nas mídias sociais direcionados para uma marca. Ou pelo menos é o que tenho notado.

Por ser um tema mais recente, existem certas barreiras que devem ser ultrapassadas para que esse entendimento do cliente seja mais tranquilo, e que isso faça com que as ações sejam efetivas.  É fundamental que haja sempre uma razão amarrada na participação da empresa nesses meios, ou é um absoluto desperdício de tempo qualquer tentativa de posicionamento online.

Resultados em negócios raramente são alcançados facilmente. E trabalhar com marketing digital não seria diferente. Mídias sociais podem ser entendidas a grosso modo como porta das vulnerabilidades. Se a empresa possui uma cultura organizacional desorganizada e problemática, isso será explícito nas ações no meio online. E porque isso?

É simples! Não existe controle sobre esses meios, e existe uma participação significativa pelos públicos, seja observando os posicionamentos da marca, seja criticando e mantendo diálogos tanto positivos, quanto negativos. Portanto, não basta um planejamento bem estruturado com estratégias bem definidas, é necessária uma compreensão que o posicionamento no meio online é estar atento a todos os tipos de problemas, principalmente quando já existem no ambiente interno.

Assim, quando um cliente não possui a compreensão da complexidade desse tipo de trabalho, torna difícil manter metas mensuráveis e ter impactos significativos, o que resulta numa frustração tanto para a empresa, quanto para os profissionais responsáveis pelas ações digitais.

Sendo assim, existem algumas coisas que devem ser faladas e alinhadas com o cliente desde o início para que não haja problemas durante a execução das ações, ou seja, se o cliente não se dispuser a empregar tempo, esforço e recursos para realizar as ações de forma correta e abrangente, não poderá culpar o meio por não obter resultados relevantes.

Há práticas que podem ser feitas e expostas inicialmente. Ainda que pareçam básicas e óbvias, é preciso atentar-se para que sejam compreendidas:

1)      Conteúdo é a alma do negócio online – Quando falamos de conteúdo, não apenas colocamos as informações de uma empresa ou de uma campanha, mas sim como serão estabelecidos os diálogos e qual será o impacto com o público. Se uma empresa não possui o que dizer, não deve estar no meio online, levando em consideração que as mídias sociais só existem devido aos conteúdos postados e propagados pelos usuários.

2)      Erros acontecem – Impedi-los é o ideal, mas é importante reconhecê-los quando eles acontecem, e descobrir a melhor forma de corrigir a situação aos olhos do público. É preciso estar atento às respostas, e entender que o tempo é precioso quando lidamos com estratégias de marketing digital.  Se você não pode pegar de volta um erro, pelo menos deve assumi-lo e pedir desculpas é essencial.

3)      Ouça, ouça, ouça – Utilize as redes sociais para ouvir seu público. Estar atento às conversações e entender o que seus usuários querem é fundamental para os resultados. Quando existem problemas, deve-se ouvir todos os lados da história para saber como se posicionar no quadro completo. Você não pode consertar o que você não sabe se está quebrado, portanto escute.

4)       Atualização constante – Manter seu público informado é essencial para despertar o interesse pela marca. Entenda, é preciso manter vínculos construtivos entre marca e cliente. Hoje as pessoas buscam não apenas informações sobre uma empresa, mas ligações que despertam o emocional e o imaginário de forma positiva.
Essas são algumas das dicas que eu acredito que melhoram a relação do cliente com o trabalho dentro do marketing digital. E você? O que acha sobre isso? Possui alguma ponderação a respeito?

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