Pesquisar neste blog

sábado, 9 de julho de 2011

O Skype vai para o Facebook

O principal serviço de comunicação em vídeo do mundo se uniu ao Facebook para criar uma ferramenta de chat em vídeo agregada ao seu perfil
 
Redação Época
 
  
 
NOVA ESTRATÉGIA Marck Zuckerberg, fundador do Facebook, anunciou nesta quarta-feira os planos da empresa para os próximos cinco anos. O intuito é investir mais em novas formas de compartilhamento de conteúdo
 
A relação entre o Skype e o Facebook ganhou nova proporção nesta quarta-feira (6). O fundador da rede social, Marck Zuckerberg, anunciou que os serviços do programa de chat em vídeo Skype serão incorporados ao sistema de bate-papo do próprio Facebook, permitindo que os usuários realizem, “com apenas um clique”, conversas em vídeo. Também foi anunciada uma série de outras reformulações em todo o serviço de chat oferecido hoje pelo Facebook.

“Será o mesmo aplicativo gratuito que vocês já conhecem do Skype, só que no Facebook”, afirmou Zuckerberg em entrevista coletiva. O anúncio faz parte do planejamento estratégico pensado por Zuckerberg para seu site para os próximos cinco anos. Segundo ele, de 2005 para cá o mercado de redes sociais esteve se consolidando e se formando; o principal objetivo era conseguir agregar mais usuários. Agora que isso já se tornou natural, o Facebook se concentrará no desenvolvimento de ferramentas que melhorem a experiência de seus usuários durante a navegação.

“Até agora, as redes sociais foram basicamente ferramentas de conectar pessoas”, disse o fundador do Facebook. “Agora, o mundo acredita que as redes sociais vão estar em qualquer lugar. Acho que esse capítulo da história das redes sociais (de serem apenas uma ferramenta para conectar pessoas) foi encerrado.”

Hoje, segundo o dono do Facebook, as pessoas já estão usando as redes sociais e já se conectaram umas com as outras. Mas o que importa mesmo é que elas compartilham cada vez mais conteúdos. “O que observamos agora é que embora o número de usuários do Facebook esteja aumentando, o volume de conteúdo que essas pessoas está compartilhando é muito maior que o crescimento dos próprios usuários”, disse. Pensando nisso, Zuckerberg fechou parceria com o Skype para aprimorar o serviço de conectividade entre as pessoas, para permitir, segundo ele, que o que chamou de "compartilhamento social" dê o próximo passo.

“Conforme as pessoas compartilham conteúdo, esse conteúdo vai se multiplicando. As pessoas estão compartilhando cada vez mais, e isso está aumentando de velocidade a cada ano. A rapidez com que as pessoas compartilham mais coisas não está relacionada apenas ao Facebook. Acredito que isso seja uma característica da internet em geral”, afirmou.


SKYPECHAT O novo serviço de chat em vídeo funcionará integrado à página do Facebook. Basta o usuário ligar sua webcam e enviar o convite para qualquer amigo.
Por dia, cerca de 4 milhões de conteúdos diversos são compartilhados pelo Facebook. A rede social transformou-se em mais que uma simples ferramenta de conectividade, e virou um canal de compartilhamento. De olho nisso, Zuckerberg disse que uma reformulação em seu serviço de chat era mais que necessária.

Além do chat em vídeo, o empresário anunciou a criação de um serviço de chat em grupo. A ferramenta já existe, mas só funciona quando o usuário é membro de alguma página de grupo. A partir de agora, porém, Zuckerberg quer que as pessoas possam adicionar inúmeras outras a um bate-papo coletivo, que funcionará de forma semelhante ao serviço que já existe hoje.

“Mais da metade dos usuários do Facebook já usam os grupos. Eles são uma ferramenta muito importante para nós. E nós somos, se não o maior, um dos maiores serviços de chat no mundo”, disse Zuckerberg. “Percebemos também que as pessoas amam o serviço de chat em grupo, e queríamos tornar esses chat mais interessante”, afirmou. Agora, com apenas um clique, o usuário poderá adicionar pessoas a uma conversa, aprimorando o potencial de compartilhamento de conteúdos do Facebook.

Já o serviço em vídeo estará disponível, em um primeiro momento, apenas para conversas privadas. “Queríamos levar a conversa em vídeo para qualquer pessoa em qualquer lugar. Primeiro investimos em aparelhos celulares. Agora queremos que o maior número de pessoas conectadas possa conversar por vídeo. E que melhor forma de fazer isso se não pelo Facebook?”, afirmou o CEO do Skype, Tony Bates.

Bates explicou também que o novo serviço estará integrado ao Facebook e não precisará de nenhuma instalação: basta que um usuário ligue sua webcam e envie o convite a um amigo. O convite aparecerá para a pessoa, que poderá aceitá-lo ou rejeitá-lo, mas de forma que isso não afete sua navegação. “Provavelmente surgirá um aviso, como se seu telefone estivesse tocando”, disse Bates.

O presidente do Skype afirmou também que a nova ferramenta não tem como pretensão substituir o já existente programa do Skype. “Não tenho medo que isso vá acabar com o tráfego direto no Skype. Pelo contrário: vamos ter mais visibilidade”, disse.

Questionado sobre a concorrência - a nova rede social do Google, o Google +, tem uma ferramenta de chat em vídeo semelhante -, Zuckerberg respondeu: “não vou falar sobre o Google. O que vocês vão ver aqui é que as outras companhias não estão olhando para a questão da conectividade social quando desenvolvem seus aplicativos e ferramentes. E nós estamos fazendo isso. Eles não têm tradição em rede social.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário