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segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Carta Aberta ao Futuro Empreendedor


arimaweb | 01/01/2011 at 8:04 pm | Categorias: Empreendedorismo | Categories: empreendedorismo | URL: http://wp.me/pKL8w-6A
Feliz 2011!
Começo o Ano lendo a última parte de um excelente livro, "O que aprendi com Warren Buffet" do autor Barnett Helzberg. Este livro deve ser lido por empresários, gestores, empregados, estudantes, enfim, todo mundo. Seus capítulos são curtos mas trazem grandes lições.
Reproduzo abaixo o capítulo 41, que trata de empreendedorismo. Vale a pena a leitura.
Caro Futuro Empreendedor:
Tenho ouvido meus alunos de MBA dizerem que não iniciam suas empresas por não terem ideias novas.
Depois de ouvir a mesma argumentação ano após ano, fui atingido pelo brilho ofuscante do óbvio. Quando conversei sobre meus pensamentos com os alunos, reparei que ficaram tocados. Daí esta carta.
Em vez de uma nova ideia, você teria mais êxito se pegasse um negócio já existente no mercado e o fizesse melhor, muito melhor. Afinal, a Sony não inventou a televisão, e a Dell não inventou o computador.
As razões básicas são duas. Primeiro, você não precisa agir como um pioneiro, explorando um novo caminho. Segundo, você tem a oportunidade de analisar um setor, trabalhar nele e estudá-lo, antes de embarcar na jornada. Tenho a impressão de que, no mundo dos negócios, o sucesso se baseia muito mais em quem fez melhor do que em quem fez primeiro.
O importante é o seguinte: se você pretende mesmo seguir o caminho do empreendedorismo, não precisa esperar que os céus se abram e despejem uma ideia nova e brilhante. Você também pode conversar com clientes da empresa e perguntar:
·  De que você gosta no serviço ou mercadoria que está recebendo?
·  De que você não gosta no serviço ou mercadoria que está recebendo?
·  O que você gostaria de receber de diferente, nos serviços ou mercadorias?
A sua diligência deve incluir fornecedores, potenciais clientes e até concorrentes do mesmo setor que atuem em outras regiões do país, as quais você não pretende atingir. Você talvez se surpreenda com a receptividade de alguns. Se você conseguir administrar a rejeição, procure entrar em contato com muita gente. Se não, pense duas vezes antes de empreender a sua jornada. Muita rejeição é uma das recompensas do empreendedorismo!
Boa caça e muito sucesso!
Barnett"

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