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segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Em 2010, campanhas das marcas como Brahma, Antarctica, Pepsi e Skol trouxeram novidades

Thales Brandão CidadeMarketing

O ano de 2010 registrou guinadas na publicidade de algumas das principais marcas da Ambev. No final de julho, depois do Mundial de Futebol, a Brahma anunciou a nova cor da sua lata - antes branca, agora vermelha. A mudança é parte da estratégia do novo posicionamento da marca "O sabor de sua Brahma agora na cor da Brahma".

Com o conceito, a Brahma, que ao longo dos três anos anteriores havia direcionado a comunicação nos valores de seu consumidor, passou a destacar as principais características do produto: a tradição e a singularidade de seu líquido e sabor. Criada pela agência Africa, a campanha começou com um teaser, que perguntava "Por que a lata da Brahma é branca".

Antarctica também estreou seu novo posicionamento em julho. A campanha "Boa é Antarctica. A cerveja da Diretoria", criada pela agência AlmapBBDO, busca traduzir aprendizados de pesquisas, que indicam o perfil de quem consome Antarctica Pilsen: pessoas que valorizam relações pessoais estáveis baseadas em confiança e reciprocidade. São bons de papo e gostam de saborear a bebida com seus amigos de longa data e a família, tanto em bares como nos churrascos, feijoadas e encontros aos finais de semana.

A marca líder também surpreendeu. Skol mudou sua comunicação em setembro, com a campanha "Um por todos. Todos por uma", assinada pela F/Nazca, reforçando com bom-humor o posicionamento de sociabilidade e curtição com os amigos, principais características da marca.

Para traduzir de forma irreverente o principal atributo da principal inovação da Ambev em 2010, a Skol 360°, uma cerveja que não estufa, a agência F/Nazca criou o conceito criativo do "homem baiacu", que define de maneira divertida o grupo de pessoas que se sente estufado quando bebe cerveja. O produto foi lançado em São Paulo, depois do bom desempenho do projeto piloto em Brasília e Goiás, no primeiro semestre deste ano.  Em outubro, Pepsi lançou sua nova comunicação, que estimula o público a estar aberto a novas possibilidades que podem ser surpreendentes. Com o slogan "Pode ser bom. Pode ser muito bom. Pode ser Pepsi", a marca associa beber Pepsi a uma alternativa. A campanha tem a presença do jogador Paulo Henrique Ganso, do Santos e da Seleção Brasileira.

Já Guaraná Antarctica, com a agência DM9DDB, mudou a letra de um antigo sucesso ("Pipoca com Guaraná") para a interpretação da cantora baiana Claudia Leitte.  A criatividade dos anúncios de Skol foi reconhecida. Em novembro, a agência F/Nazca ganhou o prêmio da categoria Campanha, um dos principais do 32º Profissionais do Ano, pela série de filmes "Redondo é Rir da Vida".

Veja no YouTube da Ambev:
O filme que apresentou a lata vermelha da Brahma
O filme que lançou a nova campanha de Antarctica
O filme 'Já pensou', de Pepsi
O filme 'Navio', que mostrou o posicionamento 'Um por todos. Todos por uma'
O filme de Skol 360°, com o conceito "homem baiacu"
O filme 'Verão, de Guaraná Antarctica, com Claudia Leitte

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