Pesquisar neste blog

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Site Buscapé anuncia concurso de empreendedorismo


Segundo diretor de novos negócios, o projeto será lançado em duas semanas e terá duas categorias: mobile commerce e social commerce

Por Rafael Farias Teixeira
   Divulgação 
 
A partir da esquerda: André Monteiro, Silvia Valadares, Tiago Cruz, Marcelo Macedo e Ayrton Aguiar em painel sobre empreendedorismo na internet na Campus Party 2011

O site Buscapé fará um concurso de empreendedorismo com prêmio no valor de R$ 300 mil. O anúncio foi feito ontem (19) pelo diretor de novos negócios do site, Ayrton Aguiar, durante painel sobre empreendedorismo na internet da Campus Party, em São Paulo. O concurso, chamado “Desafio Buscapé”, será lançado em duas semanas. Os selecionados precisarão apresentar projetos para as áreas de mobile commerce e social commerce. Em contrapartida ao investimento de R$ 300 mil, o site terá participação de 30% do novo negócio. “Nós queremos incentivar o empreendedorismo”, disse Aguiar. “Acreditamos que existem muitos bons empreendedores que não têm oportunidade.”

Também estavam presentes no evento Silvia Valadares, coordenadora da comunidade de start-ups da Microsoft; André Monteiro, fundador e diretor-executivo do site Compra3.com; e Marcelo Macedo, co-fundador e CEO do site ClickOn.com.br. A mediação foi de Tiago Cruz, co-coordenador do Desafio Brasil 2010 da Fundação Getulio Vargas.

No encontro, os empreendedores enfatizaram a importância do esforço contínuo na hora de começar um negócio, além de uma boa ideia e de capital inicial. Eles lembraram, porém, que é preciso tomar cuidado na hora de escolher investidores. “Uma das questões mais importantes que temos que discutir é como levar projetos legais para os investidores certos”, disse Silvia. “Para se tornar uma empresa na internet a partir do zero, você precisa reinventar seu plano de negócios o tempo todo.”

Cruz afirmou que uma boa forma para conseguir capital inicial é participar de concursos de empreendedorismo, como o próprio Desafio Brasil 2010 e o projeto do site Buscapé, anunciado no painel.

O site Compra3.com, por exemplo, participou do programa para start-ups da Microsoft, o BizSpark. “O que nos faz olhar para um determinado empreendedor de forma diferente? A vontade de fazer algo novo”, afirmou Silvia. A participação no projeto trouxe muitos frutos. “Agora não temos problemas com investidores. Nós tivemos até que rejeitar diversos sócios em potencial porque eles nem sempre tinham o perfil da nossa empresa”, disse Monteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário