Pesquisar neste blog

sábado, 22 de janeiro de 2011

O profissional do futuro #cubocp




Para encerrar a programação do dia aqui no Cubo de Conteúdo, Sofia Esteves, presidente da Cia de Talentos, bateu um papo com Fabio Sepulveda (Diretor de Gestão de Sistemas de Informação da Vivo) e Agenor Leão (Diretor de Desenvolvimento de Sistemas da Vivo) sobre como a web e suas ferramentas podem ajudar a torná-lo um profissional mais preparado para o futuro. No início, foram citadas algumas mudanças que ocorreram ao longo desses últimos anos, como nas faculdades, por exemplo. “Claro que as faculdades ajudam e ainda exercem um papel importante na vida profissional do jovem, mas isso não significa mais garantia de sucesso”, disse. E a partir disso, Sofia disse que as empresas começaram a reconhecer que de nada adianta um bom conhecimento técnico, se você não tem habilidades comportamentais, não sabe trabalhar em equipe e não gosta do lugar onde trabalha. Em seguida, ela explorou dez dicas de como usar a web ao seu favor e potencializar suas chances profissionais no futuro. Olha só:

- Aderência à cultura corporativa: procure entender a cultura da organização que está inserido. O profissional do futuro precisa mapear quais comportamentos, atitudes e posturas são valorizadas.

- Trabalhar remotamente com times multiculturais: conecte-se com redes internacionais e multi-étnicas. Busque oportunidades de interagir com culturas diferentes e exercite a comunicação por todos os canais existentes.

- Rede de relacionamentos: estabeleça contatos com pessoas relevantes do seu segmento, via redes sociais. Mantenha-se atualizado através de blogs, sites e outros veículos. Hoje é isso diferencial, amanhã é requisito básico.
- Capacidade de ir do operacional ao estratégico: a partir de uma atividade ou tarefa, busque entender os impactos operacionais, táticos e estratégicos do seu trabalho. Faça análises  das situações e dos projetos que está inserido.

- Auto-conhecimento: busque oportunidades de auto-conhecimento, orientação de carreira, coaching… Solicite feedbacks de pares, chefes e colegas sobre você e seu trabalho.

- Apropriar-se do desenvolvimento profissional: Participe de atividades extra curriculares e de todas oportunidades de desenvolvimento oferecidos pelas empresas, através de workshops e treinamentos.

- Integração do papel profissional e social: cuide de seu perfil online e da sua postura na vida offline, prestando atenção ao tipo de exposição que faz nestes perfis. Mantenha-se coerente entre o que você fala e o que faz, no trabalho e na vida pessoal.

- Capacidade de interagir com públicos diferentes: busque oportunidades de trabalhar com pessoas de perfis e culturas diferentes, através de trabalhos voluntários, por exemplo. De forma adequada, aproxime-se e interaja com profissionais e líderes que admira.

- Consciência para lidar com informações estratégicas e confidenciais: saiba discernir o que pode e deve ser divulgado ou não. Informação confidencial é confidencial, inclusive para seus amigos e familiares

- Integração com pessoas online e offline: busque integrar pessoas online e offline, entendendo que algumas navegam muito bem nestes dois mundos e outros não, e podem precisar de sua ajuda.

Além de temas voltados para negócios, o Cubo de Conteúdo também conta com uma série de discussões voltadas à cultura e ao entretenimento digital, elaboradas pelo pessoal do YouPix. Para saber mais sobre a programação, é só ficar ligado na agenda oficial. Tudo free!

Nenhum comentário:

Postar um comentário