Pesquisar neste blog

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Qualidade da banda larga preocupa CIOs do Rio de Janeiro

Pesquisa realizada pela Firjan com grandes empresas instaladas no estado aponta gargalo nas conexões internet disponíveis.

Por Redação da Computerworld

Pesquisa coordenada pela Federação de Indústrias do Rio de Janeiro, que contou com a participação de líderes de TI integrantes do Grupo de CIOs do Rio de Janeiro, revela que para 75% das 40 indústrias instaladas no estado ouvidas a velocidade da disponibilidade da banda larga oferecida pelas operadoras de telefonia é considerada fraca e muito fraca para atender necessidades do dia a dia. O estudo foi realizado em dezembro. E partiu de queixas recorrentes reportadas por CIOs de muitas das empresas pesquisadas em relação à cobertura, disponibilidade e qualidade dos serviços oferecidos pelas operadoras, principalmente em áreas como a região oeste da cidade do Rio de Janeiro, Baixada Fluminense e interior do estado.
Detalhes da pesquisa, publicada hoje em primeira mão pelo jornal O Globo, revela que para 54,2% das empresas ouvidas, a velocidade de banda oferecida pelas operadoras é fraca; e, para 16,7%, o que há disponível é muito fraco. O mesmo acontece com a qualidade dos serviços de banda larga. Para 50% das empresas pesquisadas, ela é fraca.
Participam do grupo pesquisado companhias como Petrobras, Coca-Cola, Metrô Rio, Queiroz Galvão, L’Oréal Brasil e Ipiranga. No início de dezembro, durante participação em evento realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação (Assespro-RJ), os CIOs da L'Oréal e da Ipiranga foram enfáticos ao reportar dificuldades para obtenção de comunicação de boa qualidade, e fizeram um apelo para que a sociedade junto com o poder público se reunissem para discutir os caminhos da banda larga.
A intenção da Firjan e do Grupo de CIOs do Rio de Janeiro é ter uma agenda de trabalho com as operadoras de telecomunicações para resolver gargalos, que antes de impactar fortemente eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, já atrapalham o desenvolvimento de negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário