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segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Telefônica investirá na massificação da TV e fibra

Estratégia da operadora é oferecer banda larga de qualidade para se contrapor à entrada da GVT em São Paulo

A massificação da TV e a ampliação da cobertura da rede de fibra óptica serão duas das prioridades da Telefônica para 2011, afirmou o presidente do Grupo Telefônica Brasil, Antonio Carlos Valente. A integração entre as operações da Telefônica e da Vivo também está na lista prioritária da empresa espanhola.

O processo de aquisição da Vivo foi aprovado definitivamente em 30 de setembro deste ano. "Portanto, faz apenas 75 dias que começamos a trabalhar para integrar as operações das duas empresas", disse Valente. Por enquanto, o processo de integração começa com a parte de back-office (suporte) das operações: na rede (com o compartilhamento de infraestrutura), na informática (com a otimização do data center) e nos canais de vendas (com foco no mercado corporativo).

Embora não admita oficialmente, a Telefônica intensificará os investimentos na banda larga via fibra óptica por conta da entrada da GVT na cidade de São Paulo a partir do ano que vem. A GVT deve chegar à cidade com ofertas agressivas de voz e de banda larga ainda no primeiro semestre de 2011.

A Telefônica, pela primeira vez, está com uma campanha de massa para os produtos de fibra óptica (banda larga e TV). "Chegamos a 11,5 mil clientes de fibra óptica e cobrimos 470 mil domicílios na cidade de São Paulo. Estamos na região dos Jardins, Pinheiros, Perdizes e Higienópolis", afirma o diretor executivo do segmento residencial da Telefônica, Fábio Bruggioni. A empresa, que recentemente lançou a locadora virtual de vídeos – Terra TV Vídeo Store -, deve intensificar os produtos da TV (por fibra e por cabo), deve investir ainda mais nesse segmento, diz o executivo.

O objetivo da Telefônica, segundo Valente, é chegar a um milhão de domicílios até 2015 com a fibra óptica. A banda larga via fibra óptica tem opções de velocidades que variam entre 30 Mbps, 60 Mbps e 100 Mbps. Um dos fatores que tem aumentado a adesão de usuários à banda larga de fibra óptica é a queda de preço: lançado a R$ 500 o pacote de 30 Mbps, com TV por assinatura, ligações locais ilimitadas, o produto de fibra óptica inicial, agora, é comercializado a partir de R$ 119,11 mensais. Já a primeira oferta de produtos da Telefônica sob a marca Vivo será voltada para o mercado corporativo e deve chegar ao mercado ainda no primeiro semestre de 2011.

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