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terça-feira, 18 de janeiro de 2011

As 12 habilidades fundamentais de um vendedor

A dica de hoje foi mandada por nossa leitora Graça Guerra, consultora em gestão de pessoas e liderança

Minha experiência diz que formar uma equipe eficiente e motivada é um dos maiores desafios para lojistas e gerentes. A maioria não faz a mínima ideia de como ou onde procurar as pessoas que irão formar suas equipes.
A maior dificuldade, acredito, é o fato de que muitos vendedores não SÃO vendedores, ESTÃO vendedores. Poucas pessoas planejam para si uma carreira de vendedor, entram na área por contingências e vão ficando. Muitos sonham a vida toda em atuar em outras áreas. Outros descobrem o enorme potencial de realização financeira e pessoal que a profissão pode possibilitar e buscam se desenvolver.
Mas, quais são as habilidades que o vendedor precisa ter para ser competente, fazer parte de sua equipe e encantar o seu cliente? Aqui vão algumas dicas:
  1. Evidentemente a primeira dica para lidar bem com o cliente é GOSTAR de conviver, de atender, de servir, de prestar serviço;
  2. A mais importante é: saber ouvir. Depois, saber ouvir, complementando com saber ouvir e terminando por OUVIR!
  3. Saber colocar-se no lugar do cliente = EMPATIA… Essencial!
  4. Conhecer a empresa em que trabalha e suas regras, conhecer profundamente o produto que vende e conhecer os concorrentes;
  5. A quinta dica é consequência da quarta. Passar confiança/segurança para o cliente. Comunicar-se bem ajuda;
  6. Utilizar conhecimentos e técnicas adequadas para demonstrar vantagens e benefícios de seu produto/empresa de forma honesta;
  7. Demonstrar de forma inequívoca MOTIVAÇÃO/ENTUSIASMO, vontade de servir, satisfação em estar ali fazendo o que está fazendo;
  8. Saber funcionar em equipe e atrair apoio e colaboração dos colegas. Eles podem socorrê-lo em momentos de sufoco;
  9. Ter foco. Checar a necessidade do cliente, atendê-la e só depois pensar em ampliar a venda. Nada de empurroterapia!
  10. A décima dica é ATENÇÃO. O seu cliente quer atenção. Aliás, ele quer atenção, atenção e atenção… Dê atenção SEMPRE!
  11. Jamais, Jamais minta para seu cliente. Lembre-se: você quer o cliente muitas vezes e uma negociação só é boa se for boa para as duas partes;
  12. Seja capaz de surpreender. Prometa menos e entregue Mais. Essa é a fórmula do encantamento.
Lojistas e gerentes andam loucos à caça de profissionais que possuam essas habilidades. Você as tem? Mostre-se, apresente-se, habilite-se!
E boas vendas.

www.saiadolugar.com.br

6 comentários:

  1. Oi Edgard, muito bom! Eu acrescentaria: Observar/cuidar e saber lidar com a postura. Sou lider há muitos anos de equipes de vendas. Conheço muitos profissionais que possuem ou perseguem estas habilidades, mas muitos também deixam a desejar ou pecam quanto a sua postura, tais como maneira de se vestir, palavrões e girias em meio ao diálogo, inconveniencias,indiscrção por ai vai.

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  2. Eu acrescentaria mais uma fundamental que aprendi ao longo dos meus 30 anos em vendas.
    É a regra dos 3 P.
    Paciência, paciência e paciência, tanto internamente como externamente.
    Abraços Fernando Mariano

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  3. Partcipação via Linked IN

    Caro Edgard,

    Indo um pouco contra a corrente, eu gostaria de colocar algumas características complementares:

    - saber perguntar para conseguir separar mentiras e estratégias utilizadas pelos clientes do que é realmente verdadeiro
    - gostar de dinheiro - e muito
    - suportar stress e ambiguidade
    - ter seu problema de ego bem resolvido
    - negociar muito bem
    - ter cultura geral e falar de qualquer assunto
    - respirar vendas 100% do tempo, ser um Louco por Vendas
    Posted by Márcio Miranda

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  4. Partcipação via Linked IN

    Oi Edgard, muito bom! Eu acrescentaria: Observar/cuidar e saber lidar com a postura. Sou lider há muitos anos de equipes de vendas. Conheço muitos profissionais que possuem ou perseguem estas habilidades, mas muitos também deixam a desejar ou pecam quanto a sua postura, tais como maneira de se vestir, palavrões e girias em meio ao diálogo, inconveniencias,indiscrção por ai vai.
    Posted by Dirce Bortolotti

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  5. Partcipação via Linked IN

    Para ser um bom vendedor eu acrescentaria uma frase do incrível Steve Jobs que todo vendedor deve responder antes de tudo.
    " Por que devo me interessar? "
    Quando o vendedor conseguir responder essa pergunta ele certamente ganhará o cliente!
    Posted by Lucas Gonçalves

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  6. Partcipação via Linked IN

    Compartilhar algumas idéias, sendo algumas já foram citadas,
    Como ser um vendedor-consultor ?
    Seja fonte de novas idéias
    Faça as perguntas certas
    Demonstre que você tem o conhecimento
    Antecipe as necessidades do cliente
    Demonstre que você está aprendendo constantemente
    Torne-se parte do negócio do cliente
    Seja acessível
    Mantenha os olhos abertos para novas tendências
    Especialize-se
    Se você não pode ajuda-lo, seja honesto
    Posted by José Gonzalez

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