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Minha experiência diz que formar uma equipe eficiente e motivada é um dos maiores desafios para lojistas e gerentes. A maioria não faz a mínima ideia de como ou onde procurar as pessoas que irão formar suas equipes.
A maior dificuldade, acredito, é o fato de que muitos vendedores não SÃO vendedores, ESTÃO vendedores. Poucas pessoas planejam para si uma carreira de vendedor, entram na área por contingências e vão ficando. Muitos sonham a vida toda em atuar em outras áreas. Outros descobrem o enorme potencial de realização financeira e pessoal que a profissão pode possibilitar e buscam se desenvolver.
Mas, quais são as habilidades que o vendedor precisa ter para ser competente, fazer parte de sua equipe e encantar o seu cliente? Aqui vão algumas dicas:
- Evidentemente a primeira dica para lidar bem com o cliente é GOSTAR de conviver, de atender, de servir, de prestar serviço;
- A mais importante é: saber ouvir. Depois, saber ouvir, complementando com saber ouvir e terminando por OUVIR!
- Saber colocar-se no lugar do cliente = EMPATIA… Essencial!
- Conhecer a empresa em que trabalha e suas regras, conhecer profundamente o produto que vende e conhecer os concorrentes;
- A quinta dica é consequência da quarta. Passar confiança/segurança para o cliente. Comunicar-se bem ajuda;
- Utilizar conhecimentos e técnicas adequadas para demonstrar vantagens e benefícios de seu produto/empresa de forma honesta;
- Demonstrar de forma inequívoca MOTIVAÇÃO/ENTUSIASMO, vontade de servir, satisfação em estar ali fazendo o que está fazendo;
- Saber funcionar em equipe e atrair apoio e colaboração dos colegas. Eles podem socorrê-lo em momentos de sufoco;
- Ter foco. Checar a necessidade do cliente, atendê-la e só depois pensar em ampliar a venda. Nada de empurroterapia!
- A décima dica é ATENÇÃO. O seu cliente quer atenção. Aliás, ele quer atenção, atenção e atenção… Dê atenção SEMPRE!
- Jamais, Jamais minta para seu cliente. Lembre-se: você quer o cliente muitas vezes e uma negociação só é boa se for boa para as duas partes;
- Seja capaz de surpreender. Prometa menos e entregue Mais. Essa é a fórmula do encantamento.
E boas vendas.
www.saiadolugar.com.br
Oi Edgard, muito bom! Eu acrescentaria: Observar/cuidar e saber lidar com a postura. Sou lider há muitos anos de equipes de vendas. Conheço muitos profissionais que possuem ou perseguem estas habilidades, mas muitos também deixam a desejar ou pecam quanto a sua postura, tais como maneira de se vestir, palavrões e girias em meio ao diálogo, inconveniencias,indiscrção por ai vai.
ResponderExcluirEu acrescentaria mais uma fundamental que aprendi ao longo dos meus 30 anos em vendas.
ResponderExcluirÉ a regra dos 3 P.
Paciência, paciência e paciência, tanto internamente como externamente.
Abraços Fernando Mariano
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ResponderExcluirCaro Edgard,
Indo um pouco contra a corrente, eu gostaria de colocar algumas características complementares:
- saber perguntar para conseguir separar mentiras e estratégias utilizadas pelos clientes do que é realmente verdadeiro
- gostar de dinheiro - e muito
- suportar stress e ambiguidade
- ter seu problema de ego bem resolvido
- negociar muito bem
- ter cultura geral e falar de qualquer assunto
- respirar vendas 100% do tempo, ser um Louco por Vendas
Posted by Márcio Miranda
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ResponderExcluirOi Edgard, muito bom! Eu acrescentaria: Observar/cuidar e saber lidar com a postura. Sou lider há muitos anos de equipes de vendas. Conheço muitos profissionais que possuem ou perseguem estas habilidades, mas muitos também deixam a desejar ou pecam quanto a sua postura, tais como maneira de se vestir, palavrões e girias em meio ao diálogo, inconveniencias,indiscrção por ai vai.
Posted by Dirce Bortolotti
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ResponderExcluirPara ser um bom vendedor eu acrescentaria uma frase do incrível Steve Jobs que todo vendedor deve responder antes de tudo.
" Por que devo me interessar? "
Quando o vendedor conseguir responder essa pergunta ele certamente ganhará o cliente!
Posted by Lucas Gonçalves
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ResponderExcluirCompartilhar algumas idéias, sendo algumas já foram citadas,
Como ser um vendedor-consultor ?
Seja fonte de novas idéias
Faça as perguntas certas
Demonstre que você tem o conhecimento
Antecipe as necessidades do cliente
Demonstre que você está aprendendo constantemente
Torne-se parte do negócio do cliente
Seja acessível
Mantenha os olhos abertos para novas tendências
Especialize-se
Se você não pode ajuda-lo, seja honesto
Posted by José Gonzalez